Textos

Amor, o verdadeiro sentido da vida. 

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se eu não tiver amor de nada vale. Mesmo que tivesse toda fé, ao ponto de transportar as montanhas, se não tiver amor, eu nada sou. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres ,ou entregasse o meu corpo às chamas, se não tiver amor, de nada valeria. I Coríntios 13,1-3. 

Como podemos ver o amor é o sentido de tudo na vida. Sem amor as coisas, os gestos, as atitudes perdem a importância. Por amor, Deus realizou o que nenhum ser humano seria capaz de realizar: Entregou seu filho para ser sacrificado pela salvação da humanidade. Que pena que nos dias de hoje esse nobre sentimento é tão pouco valorizado. O lugar do amor foi ocupado por tantos outros sentimentos: Pelo egoísmo, pela ganância, pelas paixões e pelo ódio. O coração do homem foi ocupado por tudo isso , onde deveria ser o lugar do amor por direito. Só que tudo isso traz grandes e graves consequências. Quantas pessoas vivem em suas famílias isoladas, angustiadas, abandonadas por não querer manifestar amor ou por dar e não recebê-lo de volta? Porque o amor não sobrevive de palavras apenas. Mas principalmente de ações e gestos concretos de afetividade, de cuidado e de respeito para com o outro.. Quem ama cuida do ser amado. Existem também pessoas que em nome do amor querem tomar posse da vida do outro. Através de um ciúme egoísta e doentio, tiram de seus semelhantes o gosto pela vida. Quantos casais não vivem presos a essa forma equivocada de amar .Amar é dar ao outro dignidade para viver. Quantos filhos trocam o amor dos pais pelas paixões que o mundo oferece. Se envolvem com as falsas promessas de amor feitas pelo vício do álcool e outras drogas , pelo sexo descontrolado, pelos relacionamentos sem responsabilidade, pelo abuso da falsa beleza e tantas outras promessas .De uma coisa podem ter certeza ,nenhuma dessas escolhas são capazes de fazer o ser humano feliz, pois todas elas o afastam de Deus. Tudo o que nos afasta de Deus é causa de destruição, é a mais pura ilusão. Infelizmente essas ilusões não estão seduzindo somente os jovens , mas adultos também .No mundo inteiro existem pessoas que perderam o amor próprio. Não conseguem mais perceber a presença de Deus. E quem não se ama é incapaz de amar os outros. Em nome do bem e do amor, muitos poderosos fazem promessas de prosperidade aos pequenos e sofridos. Conduzem em seu coração a intenção egoísta e traiçoeira de realizar seus próprios interesses através da fragilidade dos outros. E nessa prática Deus também não está presente. Por causa de nossa ignorância e da ganância dessas pessoas é que muitos sofrem, muitos morrem e perdem suas esperanças e sua dignidade. É preciso que entendamos as características do verdadeiro amor. Segundo a carta de Coríntios 13,4: “O amor é paciente, é bondoso, não tem inveja, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.” Portanto, tudo o que não possui essas características não é amor. O amor deve ser o único sentido de nossa vida. Devemos viver a cada dia com atitudes de amor na família, no trabalho, na igreja e em todos os lugares. Com amor superamos tudo e suportamos tudo. Porque só o amor é tudo .Porque o amor é “ DEUS”.

Deixe Deus no comando de sua vida.

“Nenhum ouvido ouviu, olho algum viu, outro Deus salvar assim aqueles que contam com ele.” (Isaias 64,4).       
                                   
  Muitos de nós costumamos abrir a boca e dizer: “Eu tenho fé em Deus.” Porém quando vêm as provações, as dificuldades, é que percebemos que na maioria das vezes essa fé ainda é muito pequena dentro de nós. Chega a ser invisível. Por sermos imediatistas demais, queremos que as coisas se resolvam como um passe de mágica. Sem nenhum esforço, sem nenhuma mudança da nossa parte. Chegamos a buscar saída em todo tipo de proposta. Há quem chega a ter a ilusão de vender a sua própria alma em troca de soluções.
É preciso que cada um de nós faça a seguinte reflexão: Que forças estão no comando de minha vida? Quem reina em meu coração, na minha casa, na minha família? Quem é mesmo o meu Deus?
Se sua força vem da inteligência, da capacidade humana ou da ciência, você está totalmente desprotegido. Porque toda sabedoria só e sólida e verdadeira se vier de Deus.
 Se você confia no poder ou na soberania deste mundo, também está em perigo, porque tudo passa debaixo do céu, somente Deus permanece.
Se a sua confiança está no dinheiro, que pena! Ele não é capaz de comprar o que você mais necessita: Sua paz e sua salvação. O dinheiro já destruiu muitos lares, muitas vidas e por causa dele muitos se perderam pelo caminho. Pois a matéria não preencherá jamais a necessidade da alma.
 Mas se você permite que o Deus todo poderoso esteja no comando de sua vida, de seu destino, com certeza você será vitorioso. Porém, é necessário lembrar que deixar Deus nesse comando, não é algo que se faz com palavras soltas ao vento. Deixar Deus reinar é algo muito maior. É permitir que ele nos oriente e faça parte de nossas escolhas, é andar segundo a sua vontade, é renunciar totalmente as obras que desagradam seu coração. Deixar Deus à frente de tudo é principalmente confiar que “Ele” tudo sabe e tudo pode. Conhece toda e qualquer direção.  E todos aqueles que Nele põem sua confiança, jamais serão decepcionados. É saber esperar  com paciência e confiança sua decisão acerca de nossas necessidades e não ter medo de tomar decisões justas e nececessárias nas horas que ele nos iluminar.
O mais magnífico de tudo isso, é saber que Deus sendo grande e poderoso como é, não se nega a olhar para nós, pobres e frágeis pecadores. E na sua infinita bondade nos dá o mais precioso de todos os presentes: Seu filho “Jesus”, a única via de salvação para a humanidade. Tudo isso, porque Deus  é  “amor”. E sendo Ele todo amor, entende o quanto é bom estar perto de quem à gente ama. Por isso Deus quer estar perto de cada um de nós. Meu querido irmão, essa é a maior de todas as verdades: Deus te ama muito.  Abra agora sua vida, sua casa e seu coração para que Deus possa reinar e para receber o precioso presente que ele quer te dar na pessoa de seu amado filho Jesus cristo. Pois até hoje, nenhum ouvido ouviu, olho algum viu, um Deus tão grande e fiel assim como o nosso Deus.
                                                  A todos, um abençoado Natal!                 
Beth Rafael

Cristão: Sal da terra e Luz do mundo

“ Vocês são sal da terra . Ora, se o sal perde o sabor, com que poderemos  restituí-lo? Vocês são a luz do mundo. Ninguém acende uma lâmpada para depois escondê-la.E sim para ser colocada no candeeiro para que todos vejam sua luz.”( mat. 5, 13-15)


Como podemos perceber, as palavras do santo evangelho são muito claras e desafiadoras. São claras porque nos apresenta a verdadeira missão do cristão, que é comprometer-se com o projeto de Deus: que é dar sabor a vida e iluminar o mundo  fazendo sua vontade.             
                É desafiadora porque ser sal nos dias de hoje é optar pela prática do bem e da solidariedade para com o próximo. Qual a função do sal? Não é dar sabor através do magnífico ato de dissolver-se para que novos temperos apareçam?
Ser sal na vida cristã não é diferente. É deixar-se consumir de amor por Deus  afim de levar sabor a vida dos irmãos.
  Muitos de nossos irmãos vivem sem gosto pela vida. Desistiram de lutar . Perderam suas esperanças mergulharam nos apelos dos vícios: do álcool, das drogas, da prostituição , da violência e até mesmo  do poder. Pensaram demais em agradar ao mundo que esqueceram de Deus e de si . Muitas dessas pessoas vivem dentro de nossas casas , ao nosso lado. S ão vidas sem sabor que precisam de nós, da nossa misericórdia , do nosso amor paciente  para   que possam perceber a presença  da vida que é Deus.
Ser luz  nos dias de hoje  também não é diferente. Nos leva a assumir um compromisso   decisivo com a verdade  que  Deus  quer de nós. A função da luz é clarear, iluminar, trazer a tona tudo o que é obscuro e escravizador que muitas vezes fica escondido  nos discursos e gestos ilusórios. A escuridão escraviza e impede de caminhar. A luz nos dá passos mais  firmes e seguros.
Ser luz para o mundo hoje é  ter compromisso com  a verdade, com tudo que é ético, tudo o que é justo, com tudo o que é certo. É não ter medo de denunciar o mal. É não comungar com as obras  das trevas: a mentira,  a corrupção, a desonestidade, a opressão que traz tanta dor e sofrimento a tantos irmãos.
É hora de assumirmos perante o mundo que somos igreja. Que somos cristãos. Não um cristão só de palavras. Mas  de gestos concretos de fé e vida. No versículo 16, Jesus nos fala: “Que a luz de vocês brilhe diante dos homens. Para que eles vejam as obras que  que vocês fazem e glorifiquem ao pai que está no céu.”
  Observemos com clareza esse apelo. Não façamos como fazem os hipócritas. Que procuram beneficiar-se com tudo o que fazem, sempre procurando tirar proveito em tudo e de tudo. Sejamos éticos e silenciosos na prática do bem. Façamos tudo para a  honra e glória de Deus
Acreditemos na força grandiosa do espirito santo. E partamos para a magnífica missão que deus nos confiou.
Sejamos sal na vida da igreja e do irmão. Verdadeiros exemplos e testemunho cristão.           
Sejamos luz para o mundo. Iluminemos através da verdade, da palavra de vida, da ação e da  fé.
 Espalhemos a luz do amor aos quatro cantos do universo. Só assim o farol do amor de Deus iluminará o mundo através de nós .
BETH RAFAEL.


Se não tem Deus, Não tem paz.


“Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu vos dou, não é a paz que o mundo dá.” ( João 14,27)

     Todos os dias divulgam-se em noticiários de jornais e televisão as bombásticas notícias da violência no Brasil e no mundo. Todos os dias tem sempre alguém  querendo defender seu bem- estar as custas do desassossego dos outros.
  Países e alguns  líderes mundiais, vivem sempre  em conflitos e guerras   alegando estar na luta pela paz .Mas como encontrar paz, quando se tira do outro o direito a vida? Ou quando  se nega ao outro dignidade para viver?
     Esse é o  legítimo modelo de paz do mundo. Uma paz egoísta e centralizadora  dos  interesses individuais .Onde  o bem-estar de alguns está  totalmente omisso  a necessidade do outro.  Se somos verdadeiramente  cristãos como dizemos, a isso não podemos chamar de “ paz.”
       Uma coisa é muito clara e verdadeira: O mundo precisa passar por uma grande mudança urgentemente. Pois os seres humanos estão perdendo a sua essência. Estão se tornando mais ferozes e irracionais  que os animais selvagens.
O conflito pelos interesses está em todos os lugares: nas famílias, nas cidades, nos países e nações .O homem passou a criar conflito até com a natureza. E Sabe o porque de tudo isso? A humanidade passou a buscar  a paz nas coisas terrenas: no poder, no dinheiro, nos bens, no prazer e na matéria. Vive em função do “ter” e não do “ Ser”. Com isso esqueceu os valores cristãos  e criou novos conceitos  de vida. Mergulhou de cabeça na mais pura ilusão e chamou  tudo isso  de  conquista.
    Segundo os ensinamento de Jesus cristo, a paz é o fruto da comunhão  do homem com Deus, que se reflete na comunhão com os irmãos. Os frutos dessa comunhão são:  Amor, união, justiça ,igualdade ,solidariedade e dignidade para todos .É a paz interior que se revela em ação.
    Só consegue sentir essa paz quem  tem tempo e espaço para Deus em sua vida.
Mas que pena! Tempo para Deus, é algo escasso na vida do homem nos dias de hoje. Anda todo mundo apressado, ocupado , preocupado  com o dia de amanhã e com o que há de possuir. Muitos não tem sequer  tempo para a família. Grande número de  pais  não escutam mais  seus filhos e nem tem tempo para perceber as verdadeiras necessidades deles. Ainda dizem que os filhos é o que eles tem de mais importante.
   Milhares de filhos  moram  debaixo do mesmo teto que os pais , mas vivem praticamente isolados em seu próprio mundo. Seus amigos são os computadores ,televisores e vídeo games. Perderam  o contado e a confiança nos pais. Preferem  conversar com estranhos.
       A meu ver, tudo isso e muito grave. Já que é  na família que  se cria a principal estrutura de um homem para a sociedade.  A capacidade de comunicar-se e socializar-se uns  com os outros.
       Família sem Deus é família sem paz. Mesmo que ela tenha toda  riqueza que o dinheiro possa proporcionar ; Sem Deus, ela  vive na mais completa miséria. Porque só Ele  traz  a felicidade e a paz completa para o homem. Com Deus, mesmo na dor , o homem considera-se  forte.
Nesses tempos sombrios e ameaçadores , busquemos o caminho da paz verdadeira que é  “Deus “ na pessoa de seu filho Jesus .  Paremos com tanta pressa, silenciemos e deixemos que o bom Deus  guie a cada um de nós .Deixemos que ele nos liberte de toda e qualquer tribulação que o mundo tenha causado em nós. O amor de Deus tudo acalma, pois só ele conhece as fraquezas  e necessidades  do nosso coração.
     Queridos e amados irmãos,  Deus nos revela seu  propósito de amor  por meio de seu santo filho Jesus cristo que antes de sua morte deixa-nos a mais bela de todas as promessas:
Eu deixo para vocês a minha paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu lhes dou não é paz  que o mundo dá.”
       E de uma coisa tenhamos certeza: Se Deus é por nós, nada será contra nós. Pois está do nosso lado, aquele que em qualquer circunstância  será sempre fiel a todo aquele que nele  põe sua vida e sua  confiança.
    Que o Deus da  paz  te  abençoe  e sempre de guarde!  Amém.
                                                                      
                                                        Beth Rafael.